O suor é uma condição normal, que permite com que o corpo mantenha a sua temperatura estabilizada. A Hiperidrose axilar é uma condição médica em que a pessoa sua excessivamente e de forma imprevisível. Aqueles que apresentam hiperidrose suam sob as mesmas condições e estímulos que as outras pessoas, mas em quantidade maior.

Por outro lado, essas pessoas podem suar também em condições que outras pessoas não o fariam, como em temperatura normal ou enquanto descansam. Isso acaba gerando mais ansiedade por parte dos pacientes, o que estimula ainda mais a Hiperidrose.

O que causa hiperidrose axilar?

Pessoas com hiperidrose parecem ter glândulas sudoríparas superativas. O suor excessivo e incontrolável pode levar a um grande desconforto, tanto físico como emocional.

Quando o suor em excesso afeta as mãos, pés e axilas é chamado de hiperidrose primária ou focal. Na maioria desses casos, nenhuma causa é encontrada, o que leva os médicos a acreditarem que se trata de um problema hereditário.

Caso a sudorese ocorra como resultado de outra condição médica, chama-se hiperidrose secundária. O suor pode ocorrer em todo o corpo ou em apenas uma área. Entre as condições que podem causar hiperidrose secundária estão:

  • ansiedade;
  • menopausa;
  • hipertireoidismo;
  • distúrbios de controle da glicose;
  • entre outros.

Um aumento de sudorese pode ocorrer em algumas situações cotidianas, sem que isso signifique uma hiperidrose. Pode haver aumento da sudorese, ao ingerir certos tipos de comidas e bebidas, entre elas, cafeína, álcool e comidas picantes. Também é normal um aumento de suor ao praticar exercícios, em climas quentes e estados de tensão emocional.

Qual é o tratamento para hiperidrose axilar?

Aplicação de botox

A aplicação de botox é um procedimento realizado em consultório que consiste na injeção de pequenas quantidades de toxina botulínica nas axilas utilizando-se agulhas muito finas. A toxina inibe a produção de suor pelas glândulas sudoríparas das axilas e seu efeito permanece por seis a nove meses. Após esse período já é possível fazer uma nova aplicação.

Cirurgia

Quadros mais graves podem exigir intervenção cirúrgica. Nelas, ocorre a retirada das glândulas sudoríparas das axilas ou de gânglios da cadeia simpática (simpatectomia).

A hiperidrose pode causar grande desconforto, o que acaba diminuindo a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, é essencial a busca por um diagnóstico e, por fim, o melhor tratamento para cada caso.

Quer saber mais sobre a hiperidrose axilar e seus tratamentos? Entre em contato e agende já uma consulta!