Os benefícios da Homeopatia são comprovados para todas as faixas etárias, sendo que a especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e faz parte das práticas integrativas do SUS. A Homeopatia e o desenvolvimento da criança andam lado a lado, visto que os benefícios da prática para os pequenos não se restringem ao tratamento das doenças, mas se estendem para a puericultura e como ajuda ao tratamento psicológico.
Homeopatia e o desenvolvimento da criança: qual a importância?
A Homeopatia voltada para o desenvolvimento infantil tem o objetivo de dar suporte para que corpo e mente se ajustem, buscando reequilibrar a energia vital da criança. Por isso, a consulta homeopática infantil difere daquela feita com o adulto e demanda uma grande capacidade investigativa do médico.
O que se busca de resultado no desenvolvimento da criança é tratar desequilíbrios orgânicos, psicológicos e emocionais. Ou seja, reduzir a recorrência de quadros infecciosos, como gripes e resfriados, tratar fobias e medos, e também atuar no controle do estresse e ansiedade.
Como é a consulta homeopática infantil?
A consulta homeopática pediátrica costuma ser um “trabalho” conjunto entre médico e pais ou familiares, pois o primeiro objetivo é compreender a criança como um todo, reconhecer seus medos, desafios emocionais e obter um histórico médico completo.
Portanto, são consultas longas e que demandam grande interação entre os presentes na sala. Além disso, nas consultas de retorno também é importante fazer novas avaliações dos pacientes, pois dependendo da resposta da criança ao medicamento pode ser necessário reformular o tratamento. E, para isso, muitas coisas devem ser perguntadas novamente.
Após identificar qual, entre os mais de três mil medicamentos homeopáticos existentes, será indicado para a criança, o médico homeopata deve realizar os ajustes de doses. É importante lembrar que essa prática é individualizada, portanto, um medicamento que funciona para uma criança pode não funcionar para outra.
Quando buscar ajuda da Homeopatia para a criança?
Não existe um momento certo para buscar ajuda da Homeopatia para a criança, pois a especialidade pode ajudar tanto no desenvolvimento emocional quanto atuar nas questões orgânicas. Embora muitos pais recorram à Homeopatia quando não conseguem resultados com a alopatia, essa não é a recomendação, pois o tratamento homeopático é uma prática integrativa e pode andar lado a lado com a medicina tradicional.
Assim, pode-se buscar ajuda da Homeopatia desde os primeiros meses da vida da criança, mas também para tratar dificuldades comportamentais, recorrência de quadros infecciosos ou controle de doenças crônicas.
Puericultura
A puericultura é o acompanhamento médico da criança desde o dia de seu nascimento até o final da adolescência, ou seja, são consultas de rotina que buscam identificar alertas no desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a Homeopatia e o desenvolvimento da criança têm forte ligação, visto que o tratamento homeopático ajuda a equilibrar a energia vital do paciente e, assim, tratar problemas orgânicos, emocionais e psicológicos.
Interventiva
Como método interventivo em doenças orgânicas agudas e crônicas, a Homeopatia trata principalmente os seguintes quadros:
- Alergias;
- Alterações do sono;
- Alterações no desenvolvimento global;
- Alterações de comportamento;
- Asma;
- Sinusite;
- Problemas digestivos;
- Desconfortos relacionados à erupção dentária;
- Infecções recorrentes;
- Cólicas e regurgitações;
- Infecções de ouvido e garganta recorrentes.
Ajuda ao tratamento psicológico
Muitas crianças que fazem tratamento psicológico com terapeutas podem se beneficiar do uso concomitante da Homeopatia, visto que os medicamentos homeopáticos ajudam no reequilíbrio das emoções. Em adolescentes com ansiedade ou depressão, a terapia homeopática traz resultados ao longo das semanas, tratando primeiro os sintomas e, conforme ajustes dos medicamentos, atuando no fundo emocional para alcançar um equilíbrio.
Agende sua consulta!
Entre em contato e agende uma consulta para entender melhor a Homeopatia e o desenvolvimento da criança.