Com o processo natural de envelhecimento da pele diminui-se a produção de fatores que proporcionam sustentação facial, como o colágeno, a elastina, o ácido hialurônico e outros. Nesse sentido, o preenchimento facial é uma técnica dermatológica que tem conquistado cada vez mais adeptos, que buscam melhorias estéticas, principalmente a redução e suavização de rugas e linhas de expressão, e um aspecto de rejuvenescimento

Quando realizado corretamente e seguindo as indicações individuais para cada paciente, o preenchimento facial com ácido hialurônico proporciona um “ar” de naturalidade e jovialidade, seja no homem ou na mulher. Essa técnica pode ser utilizada em diversas áreas do rosto e, além de reduzir os sulcos e rugas, melhora também a assimetria facial, reduz olheiras e restaura o volume cutâneo.

Se você tem interesse no procedimento, continue lendo para aprender mais sobre essa técnica e seus benefícios.

O que é preenchimento facial?

O preenchimento facial é um procedimento estético realizado por médicos, em ambiente ambulatorial (no próprio consultório) visando suavizar rugas e linhas de expressão e devolver o volume facial perdido com o processo natural de envelhecimento.

A técnica de preenchimento facial consiste em injetar, com uso de uma microcânula, substâncias que promovem uma elevação da camada cutânea reduzindo as irregularidades profundas comuns à pele do rosto: sulcos, rugas e cicatrizes. A substância mais utilizada atualmente pelos médicos é o ácido hialurônico, ele é naturalmente produzido pelo organismo humano, mas que com o avançar da idade tem sua produção reduzida, causando a flacidez da pele e o surgimento das marcas de expressão.

Quando fazer preenchimento facial?

Não existe uma idade certa para fazer o preenchimento facial, sendo que o momento de realizar o procedimento é uma escolha pessoal. No consultório dermatológico há pessoas de todas as faixas etárias e gêneros buscando informações sobre a técnica e agendando o preenchimento.

O que eles têm em comum é que geralmente buscam o preenchimento facial quando as marcas de expressão e as rugas no rosto passam a incomodá-los frente ao espelho ou em fotografias, afetando diretamente a autoestima. Assim, na consulta médica, o profissional deve avaliar cada caso, entender as expectativas do paciente, seu tipo de pele e especificidades para indicar corretamente o procedimento e os locais cuja aplicação é mais benéfica para cada um.

Em que áreas do rosto fazer preenchimento?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os principais locais do rosto em que há indicação de preenchimento facial são:

  • Sulco nasogeniano (o popular “bigode chinês);
  • Olheiras;
  • Contorno mandibular;
  • Locais com cicatrizes de acne e outras marcas de profundidade;
  • Lóbulos da orelha;
  • Nariz;
  • Áreas em que ocorreram perda de gordura e de sustentação.

Porém, é muito importante reforçar que a escolha dos locais de aplicação do preenchimento facial depende de cada paciente e suas particularidades, sendo que o médico tem total competência para indicar as melhores áreas.

Cuidados após o procedimento

Logo após o procedimento de preenchimento facial com ácido hialurônico é comum que a área de aplicação fique levemente avermelhada e inchada, sendo que compressas de gelo podem ajudar na redução desses sinais. 

Além disso, é recomendado que após o procedimento não se faça massagens no local da aplicação, evite exposição ao sol, principalmente se hematomas estão presentes, e aplicação de maquiagem por cerca de uma semana, tempo necessário para a recuperação dos tecidos e para a redução do inchaço. Também é preciso manter o uso constante de filtro solar — prática importante para toda a população, independente da realização ou não de procedimentos estéticos.

Agende agora sua avaliação!

A Dra. Angélica Pacheco é médica em Uberlândia. Entre em contato e agende agora sua avaliação para fazer um preenchimento facial.