Envelhecimento precoce: Primeiros sinais, causas e tratamento

25 de janeiro de 2019

Envelhecimento precoce: Primeiros sinais, causas e tratamento

Existem diversos fatores que podem causar o envelhecimento da pele além das causas naturais provocadas pela idade. Hábitos de vida inadequados como tabagismo, sedentarismo, poluição ou exposição aos raios solares sem proteção aceleram o processo. Por isso é importante conhecer o tratamento facial eficiente e evitar os sinais da idade antes do tempo.

Quais sinais que evidenciam o envelhecimento precoce?

O envelhecimento da pele é um processo de causas naturais, contudo alguns sinais aparecem bem antes do que deveriam. Linhas de expressão, rugas, flacidez e manchas na pele começam a surgir no corpo e principalmente no rosto. Conheça os principais sinais de envelhecimento precoce e descubra como manter sua pele jovem e saudável por mais tempo:

Linhas finas na lateral da boca

Essas linhas são conhecidas como “bigode chinês”. São marcas de expressão que começam a surgir a partir dos 25 anos, deixando uma marca fina que se estende desde o nariz, passa pela lateral da boca e em alguns casos segue em direção à mandíbula. É um dos sinais de envelhecimento mais temido pelas mulheres. No momento de sorrir essas marcas ficam em evidência mais ainda.

Linhas de expressão nos olhos e na testa

Nesse momento a pele chega ao estágio máximo de amadurecimento, perdendo grande parte de sua hidratação e colágeno. Como resultado desse processo, surgem marcas de expressão no canto dos olhos, conhecidos por “pés de galinha”.

Outro ponto crítico é a testa, que também sofre a ação do envelhecimento precoce, evidenciando as marcas de expressão. No momento de um sorriso, uma pele normal volta a seu estado original, porém uma pele envelhecida mostra todas as marcas que o rosto já possui.

Flacidez no rosto

Após o surgimento das linhas de expressão, por volta de 45 anos a pele do rosto ganha mais flacidez naturalmente. Devido a todas as alterações hormonais desse período, o tecido perde firmeza devido à queda dos níveis de colágeno e elastina. Outro sinal característico é o maior ressecamento da pele, causando perda de vitalidade e desidratação.

Fatores que causam o envelhecimento precoce:

Exposição aos raios solares

Um dos maiores causadores dos sinais de envelhecimento precoce da pele são os raios solares. A radiação causa ressecamento da pele, pois acaba com a hidratação do tecido, causando com o passar do tempo flacidez e rugas.

O uso de protetor solar para corpo, rosto e lábios é muito importante para proteger e amenizar os danos causados pela exposição ao sol.

Poluição

A poluição do ar está diretamente ligada à formação de radicais livres que agridem a pele. Ela causa a diminuição dos níveis de oxigênio, além de formar uma película nociva composta de gases prejudiciais que são absorvidos pela pele.

A poluição excessiva causa a oxidação tanto das células externas como das internas. Para evitar esse processo é preciso usar protetor solar, fazer uso de substancias hidratantes e realizar a limpeza de pele periodicamente, desobstruindo os poros e eliminando as impurezas.

Estresse

Esse mal da vida moderna é muito prejudicial de diversas formas e com relação à pele não seria diferente. O estresse excessivo aumenta a produção de radicais livres favorecendo a oxidação das células. Esse fenômeno recebe o nome de estresse oxidativo, principal causador do envelhecimento precoce.

O estresse destrói o colágeno e desregula os ciclos regenerativos da pele, prejudicando o DNA e favorecendo os processos inflamatórios.

Baixa imunidade

A baixa imunidade se caracteriza pela carência do corpo humano em produzir anticorpos para combater os diversos problemas causados por micro-organismos. Ao não conseguir se defender há um grande risco de aparecer qualquer doença, processo inflamatório ou infeccioso.

Dentre os sintomas da baixa imunidade estão unhas fracas, queda de cabelo, fadiga exagerada, além de diversos problemas de pele.

Dormir mal

O sono é conhecido como o maior processo rejuvenescedor que existe. É no período em que estamos dormindo que produzimos melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios contribuem para que a pele descanse porque tem efeito calmante e reparador.

A falta de sono ou qualquer outro distúrbio relacionado a ele causa à pele uma má aparência, incluindo olheiras e rugas. O estresse está entre os maiores causadores de insônia que conhecemos.

Como tratar o envelhecimento precoce?

Já é de conhecimento público que a maior causa do envelhecimento da pele é a ação prejudicial dos radicais livres. Mas existem diversos procedimentos que podem ser realizados para prevenir o surgimento e, também, tratar os sinais na pele.

Embora existam diversos produtos e receitas caseiras para combater o envelhecimento precoce, o ideal é consultar um dermatologista. Dessa forma serão realizados os exames necessários para que o tratamento seja específico para cada situação e tipo de pele:

Usar protetor solar com frequência

A utilização de protetor solar, principalmente dos fatores de proteção mais elevados é um tratamento facial essencial para livrar a pele da ação dos raios ultravioletas. A partir dos 25 anos de idade deve passar a ser item obrigatório em todo o corpo e, principalmente, aplicado no rosto antes de fazer a maquiagem do dia a dia.

Essa proteção além de diminuir as chances de câncer de pele e outras manchas no corpo como o melasma, evita que a pele fique ressecada e desidratada. Uma dica importante é escolher o filtro adequado para cada tipo de pele, para prevenir o aparecimento de acne e de outros problemas.

Fazer limpeza de pele regularmente

Um dos cuidados mais importantes é manter a pele limpa diariamente. Com o auxílio de produtos específicos como sabonetes e loções indicados pelo dermatologista, é possível manter uma pele bonita e revigorada.

Outro detalhe importante é retirar toda a maquiagem do rosto no momento de dormir, com removedores apropriados que evitam o acúmulo desses produtos e da sujeira na pele.

Além disso, realizar esfoliações periódicas ou de peelings apropriados contribuem para que as camadas de pele morta sejam retiradas da pele, favorecendo a renovação do tecido.

Introduzir alimentos antioxidantes na dieta

O cuidado com a alimentação é fundamental,  porque favorece a atuação da pele do interior para fora do corpo. Ingerir com frequência alimentos ricos em substâncias como a vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, isoflavonas e resveratrol, contribuem para o rejuvenescimento da pele e mantém a saúde dos outros órgãos.  Bons exemplos são a cenoura, beterraba, uva, tomate, damasco, mamão e berinjela.

Ter uma rotina de hábitos saudáveis

Os Hábitos de fumar, ingerir bebidas alcoólicas, sedentarismo, estresse e fadiga são prejudiciais a pele. Por isso é importante tomar medidas que mudem esse quadro, para que não só a pele, mas todo o organismo seja beneficiado. Assim, é recomendado:

  • Praticar atividades físicas 3 a 5 vezes por semana;
  • Beber ao menos 2 litros de água diariamente;
  • Parar de fumar;
  • Dormir no mínimo oito horas diárias;
  • Evitar estresse excessivo.

Além disso, recomendam-se manter os check ups médicos em dia, de maneira que se possa prevenir ou diagnosticar qualquer anomalia na pele, causada por desequilíbrios hormonais, falta de vitaminas ou problemas circulatórios, por exemplo.

Marcar consulta com um dermatologista

O tratamento facial é muito importante, mas deve sempre ser indicado por um dermatologista. São procedimentos práticos e eficientes para manter a pele com aparência jovem e livre de marcas de expressão, além de combater manchas também.

Dentre os mais conhecidos e eficientes procedimentos estão: Radiofrequência, Peeling Químico, Luz pulsada, Microagulhamento, Toxina b o t u l í n i c a (B o t o x®), preenchimento com ácido hialurônico ou tratamentos com ácidos.

Conclusão:

Para prevenir o envelhecimento precoce é indicado cuidados com a alimentação, manter o corpo hidratado e retirar resíduos de maquiagem. Essas medidas aumentam os níveis de antioxidantes no organismo, tornando a pele mais jovem e saudável.

Os dermatologistas são unânimes em indicar que os cuidados com a pele se iniciem desde muito cedo antes dos primeiros sinais de envelhecimento. Também afirmam que o melhor produto anti sinais é o filtro solar especifico para cada tipo de pele.

O tratamento facial correto pode ajudar na diminuição de todas as marcas de expressão, bem como evitar que novos sinais apareçam com o passar do tempo. Porém deve sempre ser acompanhado por um dermatologista para que seja efetivo e não ocorra erros que agravem a situação.

Você já tem algum sinal de envelhecimento precoce? Entre em contato para marcar uma consulta com a Dra. Angélica Pacheco e cuidar de sua pele do jeito que ela merece!

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Sem categoria , ,
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image